Por:

Piauí reúne opções de aventura, cultura e natureza para ver nas férias

Quando se fala em férias de fim de ano no Piauí, o litoral costuma ser o primeiro destino que vem à mente. No entanto, nesta reta final de 2025 e início de 2026, período marcado por férias escolares, recessos e maior circulação de turistas, o estado mostra que vai muito além do mar. Espalhadas pelo território piauiense, há opções que combinam natureza, patrimônio histórico, aventura e até clima mais ameno, ideais para quem prefere fugir das praias e viver novas experiências.

Para os viajantes com mais tempo disponível e que não se importam em percorrer distâncias maiores a partir da capital, os destinos localizados no Sul e Sudeste do estado reúnem alguns dos principais atrativos turísticos do Piauí.

A cerca de 520 km de Teresina, a região de São Raimundo Nonato se consolida como um dos principais polos turísticos do interior.

A região abriga o Parque Nacional da Serra da Capivara, reconhecido mundialmente como Patrimônio Cultural da Humanidade, com seus sítios arqueológicos, trilhas e formações rochosas impressionantes.

Outro destaque da região é o Cânion do Canoas, que oferece vistas panorâmicas e opções de trilhas em meio à paisagem da caatinga. O roteiro é complementado por importantes equipamentos culturais, como o Museu do Homem Americano e o Museu da Natureza, que ajudam a contar a história da ocupação humana no continente.Ainda no Sul do estado, a pouco mais de 600 km da capital, Bom Jesus chama a atenção pelos Cânions do Viana, um cenário marcado por paredões rochosos, trilhas e paisagens naturais.

Com opções que vão de parques nacionais a cânions, museus e centros históricos, o Piauí se apresenta como um destino completo para as férias de dezembro e janeiro e comprova que o turismo piauiense vai muito além do litoral.