Por:

Paraíba fará eleição para Conselho de Política Cultural

 O governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Comissão Eleitoral do Conselho Estadual de Política Cultural da Paraíba (Consecult-PB), divulgou a relação de candidatos e os locais de votação da eleição para o Biênio 2026/2028, que ocorrerá hoje, das 9h às 17h.

A população paraibana pode comparecer às plenárias distribuídas em 48 municípios do estado e participar do processo de votação. Podem votar, eleitores a partir de 16 anos, apresentando apenas a cédula de identidade ou documento oficial com foto.

O pleito vai escolher 12 titulares e 12 suplentes que irão representar a Sociedade Civil no conselho.

Conselheiros de cultura são responsáveis por levar as demandas da população para debate e encaminhamento no Consecult, que é formado por membros do poder público e da sociedade civil, em reuniões ordinárias e extraordinárias.

Inscrições - A comissão recebeu 37 inscrições e habilitou 34 candidatos. Dois candidatos foram inabilitados por não terem enviado recurso e um eliminado por estar vedada à décima segunda regional de cultura, a candidatura de conselheiros da sociedade civil, suplentes e titulares que estiverem em seu segundo mandato, de acordo com artigo do regimento interno da comissão.

O diferencial desta eleição é que pela primeira vez na história de formação do conselho, povos de tradição étnica, indígenas e quilombolas, estão representados. Uma quilombola e um indígena estão habilitados para concorrer e poderão, como sociedade civil, compor o conselho. A pessoa indígena potiguara é do município de Baía da Traição e a outra pessoa, quilombola, é do município de Dona Inês, da Comunidade Quilombola Cruz da Menina.

Divisão de regionais

Primeira regional de cultura: Andrea Serafim Rodrigues (Andrea Serafim), Célia Domiciano Dantas Montenegro (Célia Domiciano), Elioenai Gomes do Nascimento (Nai Gomes), Kennedy Franklin Oliveira (Kenny Oliver), Kleiton de Araújo Santos (Kleiton Santos) e Rodolfo da Silva Santana (Rodolfo Potiguara).

Segunda regional de cultura: Bianca Cristina da Silva Gregório (Bianca Quilombola), Handerson da Souza do Nascimento (Handerson Nascimento) e Joilson Custódio da Silva (Joilson Custódio).

Terceira regional de cultura: Erasmo Rafael da Costa Alcantil (Erasmo Rafael), Heverton Rafael Santiago Cândido (Heverton Rafael) e Jeferson Araújo dos Santos (Bboy Snoop).

Quarta regional de cultura: Eduardo de Farias Santos (Eduardo Farias) e Maria Gorete de Macedo Lira (Gorete Lira).

Quinta regional de cultura: Jesica Cheirano Guadalupe (Guadalupe Merki), Ivandro Da Costa Sales (Ivandro Sales) e Rivers Douglas Soares Feitoza (Douglas do Pife).

Sexta regional de cultura: Francisco de Assis França Lima (Noninho), Hiury Évines de Souza Lucena (Hiury Souza) e Jaquivaldo dos Santos Patricio (Jaquivaldo dos Santos Patricio).

Sétima regional de cultura: Carlos Victor Ferreira Coutinho (Victor Ferreira), Demetrios Caxias de Lacerda (Demetrios Caxias), Maria Cleuneide Gomes da Silva Minervino (Cleo Gomes) e José Adailton Nunes (Adailton Nunes).

Oitava regional de cultura: Genaldo Silva Lima (Genaldo Lima).

Nona regional de cultura: Elizangela Duarte da Silva (Angela Duarte) e Rafaella Lopes Gonçalves Bandeira (Rafaella Lopes).

Décima regional de cultura: Cleyson Moura Gomes de Sousa (Cleyson Gomes) e Luiz Tôrres Cacau (Luiz Cacau).

Décima primeira regional de cultura: José de Arimatéia Guimarães da Nóbrega (Ari Nóbrega), Maria Eduarda de Sousa dos Santos (Maria Eduarda) e Sandro Alberto Costa Mandú (Sandro Mandú).

Décima segunda regional de cultura: Eduardo Luís Alves do Nascimento (Eduardo Nask) e Hildemarcio do Nascimento Lins (Márcio Lins Semear).

Na capital, em João Pessoa, a plenária eleitoral será instalada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro do Miramar. Serão escolhidas 24 pessoas para compor o Conselho Estadual de Política Cultural da Paraíba no Biênio 2026/2028, na cota de participação da Sociedade Civil.

O conselho é constituído por 24 membros titulares no Estado da Paraíba.