Por:

Piauí moderniza registro de hóspedes

Seguindo medida do Governo Federal, o Piauí está realizando a transição das fichas de hóspedes em papel para plataforma digital do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos), nova ferramenta que deve transformar o atendimento em hotéis e pousadas de todo o país. Com a modernização, a ficha em papel será totalmente substituída até fevereiro de 2026, e os empreendimentos piauienses já precisam se adaptar ao novo formato, que promete mais agilidade e segurança para hóspedes e estabelecimentos. Para o empresário Eduardo Marques, que dirige duas pousadas no litoral do Piauí, a digitalização representa mais organização para o setor e a ferramenta deve transformar a rotina das recepções. "Essa solução vai agilizar o atendimento porque o hóspede não precisará mais preencher fichas em papel, o que muitas vezes gera filas e demora na recepção. Com tudo digital, teremos um banco de informações muito mais preciso sobre o perfil e o volume de turistas que chegam à nossa região. Isso ajuda o Estado, os municípios e o trade a analisarem períodos de maior fluxo e a planejarem melhor suas ações. É um avanço para a gestão do setor", avalia o empreendedor. A ação foi desenvolvida pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e é operacionalizada por meio da Plataforma FNRH Digital, visando a modernização e padronização no setor.

A FNRH-Digital, além de dispensar o acúmulo de fichas impressas, reduz custos e envia automaticamente os dados ao Ministério do Turismo. Para aderir, o estabelecimento precisa manter o Cadastur atualizado e registrar o CPF do responsável pela ficha no campo "Dados comerciais".

A integração pode ocorrer de duas formas, sendo via API (programação de aplicativos), para hotéis que usam sistemas de gestão (PMS), permitindo que o envio de dados seja totalmente automático; ou diretamente pelo módulo próprio da FNRH-Digital, indicado para pousadas e pequenos estabelecimentos. Essa segunda opção permite criar reservas, gerenciar pré check-in.