Por:

Piauí participa da 4ª Reunião do Fórum Nacional de Cultura

A Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult), por meio do secretário Rodrigo Amorim, está presente na 4ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, realizada no Museu da Imagem e do Som Chico Albuquerque (MIS), em Fortaleza (CE). O encontro reúne dirigentes estaduais de cultura de todo o país para debater políticas públicas, fortalecer estratégias conjuntas e projetar novos rumos para o setor cultural brasileiro.

Com uma programação intensa, o Fórum aborda temas fundamentais para o fortalecimento da cultura nos estados, como a operacionalização dos programas da PNAB, as TEIAS Estaduais, as ações integradas entre MEC e MinC, as políticas para o audiovisual, incluindo debates sobre arranjos regionais e regulação do streaming, e o Sistema Nacional do Patrimônio Cultural. Além disso, estão sendo discutidas contribuições dos estados para a atualização do Estatuto do Fórum e questões relacionadas à Reforma Tributária e seus impactos no setor cultural.

Realizado em um dos mais simbólicos equipamentos culturais do Ceará, o MIS, reconhecido como um espaço guardião de memórias e fomentador de novas narrativas visuais e sonoras, o encontro reforça a potência cultural do estado anfitrião, que conta com uma rede de 28 equipamentos culturais e uma política contínua e plural de democratização do acesso à cultura, referência nacional.

Importância para a cultura piauiense

A participação do Piauí no Fórum Nacional é estratégica para a continuidade do fortalecimento das políticas culturais no estado, ampliando diálogos, parcerias e a troca de experiências entre gestores de todo o país. O encontro também permite alinhar o Piauí às diretrizes nacionais, garantindo mais eficiência na execução de programas federais e ampliando a presença do estado em pautas fundamentais para o desenvolvimento cultural e criativo.

"Participar desta reunião é reafirmar o compromisso do Piauí com uma política cultural forte, estruturada e integrada ao cenário nacional. Aqui construímos coletivamente soluções para desafios comuns, fortalecemos programas que chegam ao nosso povo e ampliamos as oportunidades para artistas, fazedores de cultura e para toda a cadeia produtiva. A cultura piauiense é potente, criativa e diversa, e estar presente nesses espaços garante que ela siga crescendo, dialogando e ocupando seu lugar no Brasil", afirma o secretário de Estado da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim.

A presença da Secult reforça o protagonismo do estado na construção de políticas públicas culturais contemporâneas, conectadas às demandas da sociedade e ao desenvolvimento cultural como vetor de transformação social e econômica. O encontro também amplia o diálogo federativo e fortalece a atuação conjunta com outros estados, permitindo avançar em ações estratégicas, aprimorar instrumentos de gestão e assegurar que os investimentos culturais produzam impacto real na vida das pessoas.