A Secretaria de Educação de Pernambuco realizou, na segunda-feira (1º), a abertura da Jornada Estudantil 2025. O evento acontece no Hotel Canariu's de Gravatá, no Agreste do Estado, e reúne estudantes concluintes do 9º ano para a apresentação de seus Trabalhos de Conclusão do Ensino Fundamental (TCF). A programação segue até a quarta-feira (03), reunindo cerca de 280 pessoas, entre estudantes e professores.
A Jornada Estudantil inclui palestras, oficinas com temas ligados ao Currículo de Pernambuco e a apresentação, em formato de banner, das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes sob orientação de seus professores. Nesta edição, pela primeira vez, alunos e professores serão premiados, sendo o terceiro lugar com um celular; o segundo lugar, um tablet; e o primeiro colocado será contemplado com um notebook.
A secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia, participou da abertura e destacou a relevância da iniciativa. "Eu sou uma grande apreciadora do TCF. Embora seja um momento dos estudantes, podem ter certeza de que também é muito nosso, porque assistir às apresentações é extremamente prazeroso e foi exatamente por isso que fiz questão de estar aqui.
Os trabalhos que esses estudantes desenvolveram são fantásticos. Sei que eles se dedicaram ao máximo e prepararam trabalhos belíssimos, o que, para nós, é motivo de grande satisfação", ressaltou.
"O TCF é uma marca muito importante, não apenas pelo trabalho desenvolvido nas escolas, mas porque amplia o olhar sobre tudo o que construímos nos anos finais. Nos últimos três anos, conseguimos resgatar o verdadeiro sentido do ensino fundamental anos finais. Quando oferecemos uma base sólida, damos aos estudantes condições reais de avançar com qualidade para o ensino médio. Por isso, este momento é muito especial e histórico para eles, pois estamos reconhecendo e valorizando o trabalho científico que desenvolveram ao longo do ano", salientou o gerente geral dos Anos Finais, Eduardo Andrade.
Oportunidades
TCF - Parte da política de educação de Pernambuco, voltada à formação integral de seus estudantes - é uma oportunidade para que estes se iniciem na pesquisa científica ainda no ensino fundamental anos finais a partir de temas ligados à realidade em que estão inseridos. Entre os objetivos, estão o desenvolvimento de competências investigativas próprias às ciências, a construção do pensamento crítico a partir da análise e reflexão de problemas e possibilidades ligados ao meio social circundante, bem como o exercício de uma cidadania ativa estruturada sobre a mobilização de saberes escolares e científicos.