Por:

Aposta criativa para a Cultura no Nordeste

O edital Inova Cultura já está disponível para consulta e abre caminho para apoiar iniciativas de inovação voltadas à cultura na região Nordeste, incluindo ainda o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo. A iniciativa, fruto de parceria entre o Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Ministério da Cultura (MinC), destina um total de R$ 2 milhões a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em modelos de negócio ligados à economia criativa. Cada proposta selecionada poderá receber até R$ 200 mil.

Podem participar empresas privadas ou startups formalmente constituídas há pelo menos 12 meses e que atuem dentro da área de atuação da Sudene.

A iniciativa busca apoiar soluções sustentáveis e inovadoras na cultura, tecnológica e socialmente adaptadas às novas realidades. Entre os segmentos contemplados estão patrimônio cultural e natural, artes cênicas, artes visuais, indústrias culturais e criativas, multimídia, conteúdo online, turismo cultural, educação criativa e tecnologias aplicadas à distribuição de conteúdos.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela plataforma Mapa da Cultura a partir de 28 de novembro de 2025 até 30 de janeiro de 2026. Os projetos deverão ter execução prevista em até 18 meses a contar da assinatura do termo de outorga. Propostas que não cumprirem requisitos como contrapartida mínima de 5% ou que apresentarem pendências legais ou financeiras serão desclassificadas.

O lançamento do edital foi apresentado durante evento em que a Sudene participou de rodada de negócios com empreendedores da economia criativa, destacando cidades e associações do interior nordestino envolvidas com culturas populares.