Por:

Policial penal alagoano faz da escrita um legado

O policial penal possui mais de 20 capítulos e artigos | Foto: Jorge Santos/Ascom Seris

Pernambucano de nascimento e alagoano de coração, Vitor Gomes da Silva construiu uma trajetória marcada pela dedicação à segurança pública e à educação. Há quase 20 anos na Polícia Penal de Alagoas, ele transformou sua vivência no sistema prisional em fonte de pesquisa, escrita e reflexão sobre o papel da educação na ressocialização.

Com passagem por diversas unidades e cargos, Vitor se especializou em compreender e propor mudanças no sistema penitenciário.

É autor de mais de 20 capítulos e artigos em livros, participou da Bienal Internacional do Livro de Alagoas e hoje atua no Ministério Público Estadual, por meio de parceria com a Seris.

Para o policial penal, escrever é também uma forma de preservar a saúde mental em uma profissão que exige equilíbrio e empatia. Ao unir pedagogia e segurança pública, ele busca quebrar paradigmas e humanizar o olhar sobre o cárcere.