O canal de navegação do Porto Piauí, em Luís Correia, está pronto para garantir a segurança e o tráfego eficiente de embarcações. Considerada uma das estruturas essenciais para o funcionamento do porto, a via tem 3,7 quilômetros de extensão, ligando a bacia de evolução, no Rio Igaraçu, até a saída para o mar aberto, formando o principal corredor de acesso ao cais multipropósito.
Com largura mínima de 35 metros e até 45 metros nas curvas, o canal atinge profundidade entre 7 metros, na maré baixa, e 9,5 metros, na maré alta, o que assegura o trânsito de embarcações de diferentes portes. A bacia de evolução, localizada em frente ao cais, possui diâmetro de até 140 metros e foi projetada para permitir manobras seguras e maior fluidez nas operações portuárias.
Os limites do canal são marcados por 19 boias com cores e iluminação padronizadas segundo normas internacionais de navegação. O percurso conta ainda com áreas de escape estrategicamente posicionadas para ordenamento e manobras de segurança, reduzindo o risco de incidentes entre embarcações de pesca e navios de carga.
Construído conforme as normas da Marinha do Brasil, o canal teve seus projetos de dragagem e sinalização aprovados após análises técnicas rigorosas. Testes realizados em simuladores reproduziram diferentes condições de navegabilidade, desde mar calmo até cenários extremos de vento e correnteza. Atualmente, o canal está apto a receber quatro tipos de embarcações: atuneiros de até 41 metros, navios de carga de 95 metros, dragas de 71 metros e graneleiros de 75 metros.
A primeira dragagem ocorreu em agosto de 2023, quando a profundidade média era de cerca de 1 metro nos pontos mais críticos. Desde então, duas dragagens de manutenção foram realizadas, em agosto de 2024 e junho de 2025, garantindo as condições ideais de profundidade. Esses trabalhos são fundamentais para assegurar a continuidade das operações .
A Companhia Porto Piauí será responsável pelo controle do tráfego aquaviário e pela coordenação das embarcações, incluindo as de pescadores artesanais que utilizam o Rio Igaraçu. Barcos de apoio operacional estarão em atividade permanente para orientar o fluxo, organizar a entrada e saída das embarcações e prestar suporte em eventuais emergências.