Por:

Bahia promove valorização comunidades tradicionais

Edital preserva saberes e conecta tradições ao mercado | Foto: Ascom BA

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, vem fortalecendo, desde 2024, a autonomia financeira e a valorização cultural de comunidades tradicionais com o Edital de Inclusão Socioprodutiva e Geração de Renda. A iniciativa seleciona Organizações da Sociedade Civil para desenvolver projetos que promovam formação e comercialização de produtos originários quilombolas, indígenas, ribeirinhas, ciganas e de marisqueiras, entre outras. Mais do que estimular a geração de renda, o edital preserva saberes ancestrais e modos de vida tradicionais, conectando essas populações a novas oportunidades de mercado e a um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo. Para a secretária da Sepromi, Ângela Guimarães, o edital representa um instrumento essencial para o fortalecimento das OSCs e para a consolidação da política.

 

Artesanato

O governador da Paraíba, João Azevêdo participou, no início desta semana, da abertura da 20ª edição do Salão do Artesanato de Brasília, ocasião em que destacou os investimentos que o Governo da Paraíba tem feito para fortalecer o segmento no Estado.

Cultura

O governo do Ceará reabriu o Teatro Carlos Câmara, localizado no Centro de Fortaleza. No Dia Nacional da Cultura, o equipamento foi entregue à população totalmente revitalizado, após permanecer 5 anos fechado. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas.

Segurança

A unidade do 5º Batalhão comemorou 39 anos de história em um evento com homenagens realizado na sala de cinema do Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes. Neste ano, as comemorações tiveram como tema o sucesso na atuação das Bases Comunitárias do Batalhão junto à população.

Entrega

O governo do RN deve encerrar o ano com 35 mil títulos de regularização fundiária entregues nos últimos sete anos, alcançando 87,5% da meta de 40 mil documentos. A iniciativa beneficia famílias de baixa e média renda, como as do Conjunto Vertentes, em Assu, que recebeu 128 novos títulos.

Mobilidade

Os estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terão acesso gratuito ao Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) nos dias 9 e 16 de novembro, datas de aplicação das provas. A medida foi assegurada pelo Governo do Estado.

CNH

O governo do Ceará lançou 35 mil vagas para o programa CNH Popular 2025, que viabiliza capacitação e habilitações gratuitas nas categorias A (moto) e B (carro) para os cearenses de baixa renda. As inscrições começaram nesta quinta com 29.650 vagas abertas.

Economia

O governo do estado de Sergipe, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), tem atuado de forma estratégica na promoção da cadeia do coco na economia sergipana. Por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

Denúncia

Pescadores e ambientalistas denunciam que a dragagem causou a morte de cavalos-marinhos em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. O porto e a CPRH negam relação, mas o MPF investiga. Um vídeo que mostra a reação de um pescador ao achar os animais mortos viralizou nas redes.

Projeto

Com o objetivo de oferecer cuidado integral e fortalecer a atenção à saúde mental materna, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), implantou na Maternidade de Paço do Lumiar o projeto Girassol Blues, voltado para o acolhimento e suporte terapêutico.

Prisão

A Polícia Civil de Alagoas prendeu duas mulheres, de 22 e 23 anos, suspeitas de integrarem uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas no município de Santana do Ipanema. Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.