Por:

Municípios avançam em inovação pública

Representantes de Feira de Santana (BA), Montes Claros (MG), Fortaleza (CE) e Mossoró (RN) participaram, na última semana, de uma reunião técnica que marcou uma nova etapa do programa Conexões Inovação Aberta Nordeste (Co.NE). O encontro, acompanhado pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), pela Escola Nacional de Administração Pública e pelo Impact Hub Brasil, teve como foco o aperfeiçoamento dos desafios urbanos que serão enfrentados com apoio de soluções inovadoras desenvolvidas por empresas e startups da região.

De acordo com Paula Aragão, da Coordenação de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, o encontro representou um avanço importante. "A reunião foi essencial para a apresentação de desafios mais estruturados, após várias etapas de preparação. A contribuição dos especialistas ajudou a orientar as cidades e aprofundar o desenvolvimento de cada proposta", explicou.

As discussões integram a fase final de análise de cenários e mapeamento de problemas públicos, etapa que orienta os municípios a transformar suas demandas em desafios de inovação. As propostas abordam temas como formalização de empreendedores, simplificação de serviços, regulação em saúde, alimentação saudável e bem-estar urbano, recebendo contribuições de especialistas em inovação e gestão pública.

Para Evillin Santana, gerente de Inovação da Prefeitura de Mossoró, a experiência tem sido positiva. "Ficamos muito felizes com a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras", afirmou. A coordenadora-geral de Inovação Aberta da Enap, Keicielle Schimidt, destacou a dedicação das equipes municipais, enquanto Marcello Santo, do Impact Hub Brasil, ressaltou o caráter colaborativo.