Após uma agenda voltada à inovação e à transição energética, a Missão Empresarial à China entra em nova fase com foco no diálogo entre civilizações. A secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, representa o Estado na Conferência sobre a Filosofia de Zhu Xi e o Diálogo das Civilizações Globais, realizada em Nanping, província de Fujian, entre 18 e 21 de outubro.
Na cerimônia de abertura, Roseane foi recebida por Li Lin, diretor-geral do Escritório de Assuntos Exteriores de Fujian. O encontro reforçou o vínculo histórico entre as duas regiões, que são estados irmãos desde 1996. Essa cooperação foi ampliada em 2022, com um novo memorando que fortaleceu a colaboração em áreas como saúde, ciência e tecnologia
A participação do Ceará na conferência simboliza a consolidação de uma relação construída com base em respeito e aprendizado mútuo. A programação inclui fóruns temáticos, apresentações culturais e visitas dedicadas à "Cultura das Academias".
Para Roseane Medeiros, o fortalecimento das relações culturais é um eixo estratégico da política internacional do Ceará. "O intercâmbio cultural amplia o entendimento entre as sociedades e fortalece a confiança mútua", afirmou.
Além de participar de fóruns e reuniões, a secretária visita instituições educacionais e o patrimônio histórico de Wuyishan e Fuzhou. As atividades encerram a missão oficial à China, que percorreu cidades como Shenzhen, Hangzhou e Xangai, consolidando parcerias em energia, inovação e investimentos.
Ao unir diplomacia econômica, técnica e cultural, o Governo do Ceará reafirma sua visão de inserção internacional pautada no diálogo e na cooperação com a China.