No Ceará, organizações públicas e privadas receberam, na última sexta-feira (29), o Selo de Equidade de Gênero e Inclusão 2025/2026, promovido pelo governo do estado, por meio da Secretaria das Mulheres.
A cerimônia, que marcou a primeira edição de entrega, foi realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a presença de autoridades, representantes das instituições e beneficiárias de ações do projeto Empodera.
O Selo, que conta com três categorias (Ouro, Prata e Bronze), certifica e reconhece empresas e organizações da sociedade civil e do setor público que desenvolvem, de forma contínua, projetos e programas voltados para a promoção da igualdade de ações de gênero.
Além disso, 24 empresas que aderiram ao programa de ampliação da licença-maternidade do Governo Federal receberam o Selo Especial Premium.
Na oportunidade, também foi concedida Menção Honrosa de Equidade de Gênero e Inclusão a 43 municípios que aderiram ao programa Ceará Por Elas, do governo estadual, e comprovarem o cumprimento de, pelo menos, 30% das metas estabelecidas pelo programa.
Para o governador Elmano de Freitas, iniciativas como o Selo contribuem para a transformação da sociedade, garantindo inclusão e proteção às mulheres e a outros grupos vulneráveis na sociedade. "As mulheres cearenses são as protagonistas dessa conquista.
Estamos lutando para que a sociedade faça justiça às pessoas que são a maioria: as mulheres", pontua.
Uma das organizações reconhecidas com o Selo, na categoria Ouro/Premium, foi o Instituto Maria da Hora, que soma 43 anos de atuação em diversas regiões do Ceará. O Instituto conta com três creches e 32 projetos.
Sobre o legado
Presidente de honra do IMH, Maria da Glória Paiva de Figueiredo afirma que o reconhecimento celebra o legado deixado pela mãe, Maria José Paiva da Hora, fortalecendo o trabalho voltado à inclusão social para segmentos vulneráveis e/ou em situação de violação de direitos.
"Eu fico emocionada, porque é um sentimento de dever cumprido, sabemos que estamos no caminho certo", avalia o presidente.