Um levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e elencado no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, revelou que Sergipe possui a quarta melhor gestão fiscal do país. O dado sinaliza um avanço de sete colocações em relação ao ano anterior e consolida, mais uma vez, o resultado do Governo do Estado para promover o aumento de receitas e o controle das despesas, preservando, assim, o equilíbrio das contas públicas.
Ano após ano, Sergipe vem registrando avanços significativos em relação à solidez das suas contas. Em 2023, por exemplo, o estado alcançou o 20° lugar no ranking elaborado pela CLP. No ano seguinte passou a ocupar a 11ª colocação e, neste ano, registrou a melhor classificação de sua história, no quesito.
A secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila, avalia que os resultados obtidos são fruto da determinação e direcionamentos na política fiscal do Estado. "Ao implementar uma política de responsabilidade fiscal, garantimos que os compromissos financeiros sejam cumpridos e que o Estado tenha à disposição os recursos necessários para implementar as políticas públicas", destaca.
Para analisar o grau de solidez fiscal dos estados, foram utilizados indicadores que levam em conta dimensões distintas, mas inter-relacionadas, de sustentabilidade fiscal. Dentre esses elementos estão a taxa de investimentos, regra de ouro, solvência fiscal, sucesso do planejamento orçamentário, dependência fiscal, resultado primário, gasto com pessoal, índice de liquidez e poupança corrente.
Em relação ao resultado primário, Sergipe alcançou o melhor índice dentre todos os estados brasileiros. Em 2024, foi registrado R$ 1,6 bilhão de superávit, valor superior ao verificado em 2023.