Por:

Segurança impulsiona avanço de Sergipe

Como resultado dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na área de segurança pública, Sergipe foi elevado ao patamar do segundo estado do Brasil que mais cresceu no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O posto leva em consideração indicadores relativos à incidência de crimes contra a vida - a exemplo dos homicídios dolosos e feminicídios que, inclusive, Sergipe é listado como o segundo estado com a menor taxa dos crimes cometidos em razão do gênero feminino e de violência doméstica contra a mulher. Atualmente, Sergipe é o 7º melhor estado no quesito segurança pública no Brasil. Em relação a 2024, o estado subiu 11 posições.

O secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy de Menezes, destacou que esta é mais uma conquista que ratifica a efetividade das ações que estão sendo implementadas pelas polícias Civil, Militar e Científica no enfrentamento ao crime em todo o território sergipano. "Saímos de uma taxa de homicídios superior a 57,64 mortes por 100 mil habitantes, em 2016 e, quase dez anos depois, temos uma taxa de 15,9 mortes por 100 mil habitantes, alcançando, em 2024, uma meta que era proposta pelo Governo Federal", detalhou.

Conforme o gestor, a queda na incidência de homicídios, indicador fundamental para atestar a garantia de segurança em um estado, é fruto de investimentos em concursos e equipamentos, estratégia e inteligência policial, investigações e operações. "Hoje, o cidadão sergipano vê a presença da polícia nas ruas, vê as delegacias funcionando e vê a nossa perícia agindo rapidamente para identificar a autoria dos crimes. Tudo isso contribui para prendermos os criminosos com provas robustas que incidem na condenação", reiterou.