Em uma das canções de Os Saltimbancos, história infantil que criou com o italiano Sergio Bardotti, Chico Buarque descreve o que seria uma cidade ideal: "Deve ter alamedas verdes, a cidade dos meus amores. E quem dera os moradores fossem somente crianças", diz a letra da canção.
Em Alagoas, a ideia de uma cidade imaginada e definida por crianças ganha contornos de realidade.
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) deu início, nesta quarta-feira (20), ao projeto Super Orçamento, que visa incluir crianças da Primeira Infância de Alagoas no processo de participação do orçamento público estadual.
Durante visita ao Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso, em Maceió, uma equipe técnica do governo do estado, composta por servidores da Seplag e da Secretaria de Estado da Primeira Infância (CRIA), realizou atividades lúdicas com dezenas de alunos para que eles expusessem seus desejos de melhorias em suas comunidades. Após essa pesquisa, o governo irá integrar as informações na construção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
"O projeto do Super Orçamento tem base direta na escuta ativa da população, dado que a prioridade absoluta da criança só pode ocorrer se compreendermos exatamente o que elas acreditam ser essencial. Este projeto consolida a prioridade que o Governo tem ao implementar, no orçamento público, preferências diretas apontadas por aqueles que serão nosso futuro", afirma Messias Caffeu, superintendente de Orçamento Público da Seplag.
Maquete e cofrinho
Entre as atividades elaboradas, as crianças tiveram acesso a uma maquete interativa, a moedas de plástico, cofrinho e pintura. Todos esses instrumentos auxiliaram para que elas tivessem consciência de gastos e falassem quais melhorias gostariam em suas comunidades.
O Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso foi a primeira instituição visitada. Até o final de agosto, mais três instituições serão visitadas: Professora Maria Hilca de Sá Teixeira, em São Miguel dos Campos; Professora Maria José dos Santos, em Viçosa; e Centro Educacional Infantil Professora Josefa Selma Oliveira de Souza, em União dos Palmares.