O Comitê Nacional do PAS Nordeste detalhou as ações para implantar o Plano de Ação do Acordo de Cooperação Técnica Interministerial do PAS Nordeste, em seminário realizado em Brasília, na última semana, com a presença de representantes do Consórcio Nordeste e de cinco ministérios do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os participantes apresentaram o que deverão desenvolver nas ações previstas para cada órgão.
O programa deve impulsionar a produção e o consumo de alimentos saudáveis na região, com políticas públicas de apoio à agricultura familiar, à segurança alimentar e nutricional, à economia solidária e aos arranjos produtivos locais, com preservação do meio ambiente, participação social e educação popular. Em 2025, o programa chegará a 81 territórios de identidade nordestinos, cobrindo 70,4% dos municípios da região. Até o final de 2026, serão 122 territórios beneficiados com as ações do PAS Nordeste.
Essa é uma iniciativa do Consórcio Nordeste em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, da Integração e Desenvolvimento Regional e do Trabalho e Emprego.
As discussões, no seminário, foram organizadas em quatro eixos: Governança Territorial e Participação Social; Rede Territorial de Assistência Técnica, Extensão Rural e Plano Safra Territorial; Abastecimento e Segurança Alimentar e Nutricional; e Dinamização Econômica e Circuitos de Comercialização.
A secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kelli Mafort, ressaltou a importância de um programa que integra os nove estados do Nordeste.