Mais três municípios maranhenses receberam as ações do Programa Maranhão Livre da Fome. O governador Carlos Brandão fez a entrega dos cartões aos beneficiários de Icatu, Santa Rita e Bacabeira, além de ter anunciado novos investimentos de infraestrutura, saúde, esporte e cidadania para melhorar a vida da população nas cidades.
Durante a entrega dos cartões, o governador Carlos Brandão destacou que, em dois anos, mais de 1 milhão de pessoas saíram da pobreza no Maranhão, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mas que ainda há cerca de 500 mil maranhenses nessa condição e são estas pessoas que estão beneficiadas pelo Maranhão Livre da Fome, programa que, além de garantir comida na mesa da população, agrega diversos serviços para ampliar a atenção em saúde e o acesso ao mercado de trabalho.
"Estamos levando o Maranhão Livre da Fome para todos os municípios para fortalecer o combate à insegurança alimentar. Além disso, também estamos garantindo acesso facilitado a serviços de saúde e a profissionalização dos beneficiários. Também aproveitamos para anunciar novos investimentos que melhorem o dia a dia das pessoas nas cidades, como: obras de pavimentação, reforma de escolas, hospitais e muitas outras. É um pacote amplo de ações para garantir o desenvolvimento dos municípios", assinalou Brandão.
Em Icatu, 1.036 beneficiários receberam o cartão do Programa Maranhão Livre da Fome. A entrega aconteceu no Colégio Militar Tiradentes XXXIII. Além da entrega dos cartões, foram prestados diversos serviços para os beneficiários, como a realização de consultas oftalmológicas e triagem para cirurgia de catarata e pterígio, de enfermagem, testes rápidos de glicemia e aferição da pressão arterial. O Sorrir Móvel fará atendimento odontológico. Também foi feita a emissão de Carteira de Identidade.
O prefeito de Icatu, Walace Azevedo, agradeceu ao governo do Maranhão pela parceria. "Para nós, é um momento de gratidão, pois 1.036 famílias icatuenses estão sendo beneficiadas e a partir de hoje terão condições de alimentar seus filhos. Além disso, elas estão recebendo atenção em saúde e capacitação profissional. É uma transformação importante da realidade dessas famílias" disse o prefeito.