Por:

Estaleiro em Sergipe deve gerar 20 mil empregos

Na sexta-feira (15), uma comitiva do governo de Sergipe realizou visita técnica ao Estaleiro São Gonçalo, no Rio de Janeiro. A agenda, que dá continuidade à missão sergipana no estado, teve o intuito de conhecer as instalações da SG Indústria e Comércio Naval.

A empresa vem conduzindo a reativação do Estaleiro Sergipe, em Santo Amaro das Brotas, município do leste sergipano, com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise).

A SG vem atuando na recuperação do antigo estaleiro Porto das Redes, em projeto cujo investimento chega a R$ 150 milhões. A iniciativa prevê a criação inicial de mil empregos diretos, podendo chegar a até 20 mil postos diretos e indiretos. A revitalização do espaço servirá à produção de embarcações, peças e reparos, com potencial para atender o descomissionamento de plataformas e o projeto Sergipe Águas Profundas.

Momento crucial

Para o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, a missão é de suma importância para o desenvolvimento econômico sergipano. "Estamos em um momento crucial para o setor naval e industrial em Sergipe. Conhecer de perto as operações e a estrutura do Estaleiro São Gonçalo é fundamental para que possamos absorver conhecimentos e fortalecer a revitalização do nosso estaleiro, que tem um enorme potencial de gerar empregos e atrair investimentos para nossa região", afirmou.

Presidente da Codise, Ronaldo Guimarães ressaltou o papel do órgão nesse processo. "A Companhia atua como um catalisador para o desenvolvimento industrial em Sergipe. A visita ao Estaleiro São Gonçalo nos permite ver de perto o que a SG já está fazendo e o que de bom poderá ser levado a Sergipe. Queremos estabelecer parcerias técnicas e comerciais, além de identificar oportunidades para impulsionar o setor naval no estado", ressaltou.

O senador por Sergipe Laércio Oliveira, que também integrou a comitiva, enfatizou o potencial do estado para receber novos investimentos. "O que nós estamos projetando para Sergipe é uma realidade. E essa realidade existe já aqui, em São Gonçalo, e vai chegar a Sergipe", disse o senador.