Por:

Teatro histórico revive em João Pessoa, na Paraíba

governador da Paraíba, João Azevêdo entregou, no início da noite desta quarta-feira (13), em João Pessoa, as obras de revitalização do Teatro Santa Roza — iniciativa que ocorreu dentro das comemorações pelos 440 anos da Capital e que teve investimentos superiores a R$ 3,2 milhões.

A intervenção também integra um amplo projeto de revitalização do Centro Histórico.

A reforma, executada por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), contemplou áreas comuns, destinadas ao público e aos artistas, assim como as operacionais — essenciais ao funcionamento do Santa Roza, que está prestes a completar 136 anos, sendo o mais antigo de João Pessoa e o segundo da Paraíba, cuja inauguração ocorreu em 3 de novembro de 1889.

Pouco antes das atrações artístico-culturais, que marcaram a noite de reabertura do Santa Roza, João Azevêdo destacou a importância da intervenção feita no teatro.

"Que maravilha a nossa gestão poder oferecer a essa obra-prima, que é o Teatro Santa Roza. O Santa Roza é uma das joias raras que temos e, neste mês, quando comemoramos os 440 anos de João Pessoa, que bom devolver o teatro com todas as condições para começar a funcionar plenamente a partir de setembro", acrescentou, lembrando outras obras importantes pelo aniversário de João Pessoa, como o Hospital da Mulher.

O governador destacou que a revitalização do Santa Roza também integra um grande projeto para dinamizar o Centro Histórico. .

A presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Bia Cagliani, órgão que administra o Teatro Santa Roza, falou da expectativa para esse novo momento do equipamento.

"É um grande momento para a cultura não apenas da Paraíba, como do Brasil. Em setembro, vamos abrir as pautas para que os produtores da Paraíba e do restante do País possam enviar suas propostas, para montar um cronograma de atividades que vão ocorrer até o fim do ano", disse ela.

A primeira noite desse novo momento do Santa Roza foi marcada por uma extensa programação cultural, com as performances de Ademilton Barros, Geyson Luiz, Joyce Barbosa, Juliana Lima, Lua Camboatá, Nyka Barros, Palhaço Pipo e Palhaço Solare.