Por:

Em Alagoas, marisqueiras do Mundaú têm benefícios

A secretária de Estado da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, representou o governador Paulo Dantas, nesta quarta-feira (13), na agenda que contou com a visita da primeira-dama Janja Lula da Silva.

O encontro teve como destaque a apresentação da Cooperativa Marisqueiras Mulheres Guerreiras, iniciativa apoiada pelo governo do estado que fortalece a renda e a autonomia das trabalhadoras das margens da Lagoa Mundaú, em Maceió.

Além da secretária Renata, participaram da solenidade o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; o ministro dos Transportes, Renan Filho; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a diretora regional do Nordeste do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Roberta Roxilene dos Santos; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Renata Calheiros; e a presidente da Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras (Coopmaris), Vanessa Santos.

Valorização

Na abertura do evento, Renata dos Santos destacou que o momento representa um gesto de reconhecimento e valorização das marisqueiras, que há gerações sustentam suas famílias e preservam a tradição da cata do sururu.

Ela ressaltou ações recentes do governo estadual, como a aprovação, no Conselho Nacional de Secretários de Fazenda, da isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas vendas internas de conchas de sururu, uma medida que beneficia o IABS e outras cooperativas e associações.

"Essa ação reduz custos, estimula a economia local e incentiva o uso integral dos recursos, evitando desperdício e ampliando a renda. Mostramos ser possível conciliar geração de renda, preservação ambiental e inclusão social, colocando Alagoas no mapa de iniciativas que podem inspirar o mundo", afirmou Renata.

A secretária também anunciou a adesão de Alagoas ao programa Juventude Negra Viva, do Ministério da Igualdade Racial, que será conduzido no estado pela Secretaria de Estado das Relações Federativas e Internacionais (Serfi).

Janja percorre o país como enviada especial da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), ouvindo histórias e desafios enfrentados por mulheres.