O mês de agosto será de festa no Porto das Barcas, em Parnaíba. Para celebrar mais um aniversário deste importante cartão-postal do litoral piauiense, uma série de eventos culturais e artísticos será realizada ao longo de todo o mês, reunindo humor, gastronomia, música, cinema e manifestações populares.
A programação começa nesta quarta-feira (13) com o show de humor de Maria dos Prazeres, Amauri Jucá, Titela e Aurineide Camurupim, prometendo uma noite de muitas risadas no Galpão do Porto das Barcas.
Nos dias 14 e 15 de agosto, o I Festival de Marisco do Litoral do Piauí leva ao Parque das Ruínas sabores e tradições, com venda de comidas típicas, concurso de pratos à base de marisco, eleição da Miss Marisqueira, apresentações culturais e shows musicais.
Já nos dias 15 e 16, o Projeto Revitalização oferece oficinas voltadas à arte, cultura e manifestações populares, valorizando a produção e o saber locais.
O dia 23 de agosto será dedicado ao Cinemar, com exibição especial de filmes no Museu do Mar em homenagem ao aniversário da produtora Cromática, dentro da programação anual do festival.
No dia 29 de agosto, o Cortejo de Berimbau leva ao Parque das Ruínas a força da musicalidade da capoeira, celebrando ancestralidade e tradição dentro do projeto Canto de Liberdade.
Encerrando as comemorações, no dia 31 de agosto, o já tradicional Porto no Samba anima a cidade com muito ritmo, alegria e integração da comunidade.
"Símbolo vivo"
O secretário da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, destacou a importância da programação.
"O Porto das Barcas é mais do que um espaço físico, é um símbolo vivo da nossa história e da nossa cultura. Celebrar seu aniversário é valorizar as nossas tradições, estimular a economia criativa e fortalecer o sentimento de pertencimento do nosso povo", ressaltou o gestor.
O Porto das Barcas, em Parnaíba, foi fundado no século 18, juntamente com a cidade de Parnaíba.
Foi restaurado no início da década de 1990 e tombado pelo IPHAN em 2008. porto surgiu como um importante centro comercial devido ao escoamento da produção de charque na região.