Por:

COP30 já começou no Maranhão

O Brasil está no centro das discussões sobre mudanças climáticas em 2025 , já que em novembro a cidade de Belém (PA) recebe a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP30). Como preparativo para o evento, São Luís sediou, na segunda-feira (4), uma das etapas regionais da Jornada COP . O encontro aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), bairro Cohama, e contou com a presença do governador Carlos Brandão.

A Jornada COP é uma iniciativa que articula governos estaduais, setor produtivo e sociedade civil da Amazônia Legal na preparação para a COP30. Em São Luís o evento foi organizado pela Fiema em uma ação que integrou a iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), idealizada pela agência Temple, em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O encontro buscou consolidar propostas concretas para uma transição justa e um legado de desenvolvimento sustentável para a região, a serem apresentadas durante o evento internacional que ocorrerá em novembro na capital paraense.

O governador maranhense também frisou que vai aproveitar a COP30 para buscar novos investimentos internacionais para projetos de proteção ambiental.

"Vamos apresentar na COP 30 nossos projetos ambientais em busca de novas parcerias. Temos aqui o projeto Terra para Elas, um projeto muito bem elaborado junto com a ONU. Em junho, participamos da Semana de Ação Climática, em Londres, na Inglaterra, e fechamos uma parceria com o Mercuria Energy Group para investir 100 milhões de dólares em nossos programas ambientais", afirmou.