Com investimentos superiores a R$ 80 milhões e potencial de gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos, a reativação do estaleiro Porto das Redes, no município de Santo Amaro das Brotas, promete transformar a dinâmica econômica da região e resgatar o protagonismo histórico da estrutura portuária. O projeto é fruto de articulação entre o Governo de Sergipe, a empresa SG Reparos Navais e a Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise). Nesta segunda-feira, 4, o governador Fábio Mitidieri reuniu-se com representantes da SG Reparos Navais e autoridades locais para discutir os próximos passos da implantação.
Para Mitidieri, esse projeto mostra a confiança no estado de Sergipe. "Isso vai gerar emprego, oportunidade para os sergipanos, e marca a retomada da indústria para cá, que é um ponto fundamental da nossa gestão. Estamos mostrando que Sergipe está no caminho certo", afirmou o governador.
A reativação do estaleiro atende às crescentes demandas do setor naval e se alinha ao programa de descomissionamento da Petrobras. A estrutura contará com um terminal alfandegado e um cais de mais de 200 metros, capaz de operar até dez embarcações simultaneamente. Além disso, será construído um dique seco, áreas para fabricação de embarcações e um terminal de abastecimento — o primeiro em Sergipe.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, destacou o simbolismo do projeto. "É um sonho que está virando realidade. O estaleiro Araújo fez história em Sergipe e o antigo Porto das Redes volta a ter protagonismo. O município de Santo Amaro nasceu ali, naquela área portuária. E, com a chegada da SG, passamos a ter uma estrutura própria".