Por:

Aeroportos do Nordeste registram alta de 5%

Mais de 19,3 milhões de passageiros circularam pelos principais aeroportos do Nordeste no primeiro semestre de 2025, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O número representa um crescimento de 4,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 18,4 milhões de viajantes em voos domésticos e internacionais.

A região concentra três dos terminais mais movimentados do país: os aeroportos de Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Juntos, eles somaram mais de 11,2 milhões de passageiros no período.

O Aeroporto Internacional de Recife liderou a movimentação no Nordeste, com 4,68 milhões de embarques e desembarques, 2,5% a mais que no ano anterior. O terminal mantém rotas diretas com diversas capitais brasileiras, além de conexões para a América Latina e Europa.

Em Salvador, o aeroporto registrou alta de 5,1%, alcançando 3,7 milhões de passageiros. Já em Fortaleza, a movimentação foi de 2,8 milhões, um crescimento de 7,4% em relação ao primeiro semestre de 2024.

Os maiores aumentos percentuais foram observados nos aeroportos de Maceió (AL), com alta de 14,1% e 1,4 milhão de passageiros, e Porto Seguro (BA), que teve crescimento de 15%, totalizando 1,17 milhão.

Também figuram entre os mais movimentados os terminais de São Gonçalo do Amarante (RN), com 1,13 milhão de passageiros; Santa Rita (PB), com 871 mil; Aracaju (SE), com 635 mil; e Teresina (PI), com 521 mil.

Nos aeroportos de todo o país, o número total de passageiros frequentes no semestre chegou a 61,8 milhões, um aumento de mais de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.