Por:

Paraíba é destaque em segurança hospitalar

O Estado figura entre os três melhores do país, ao lado do Distrito Federal e do Piauí, no ranking elaborado pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) com base em dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgados no Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente: Hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - 2024.

O levantamento foi publicado em 7 de abril de 2025.

A posição de liderança no cenário nacional é resultado direto de um esforço conjunto entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) e os diversos núcleos de saúde do Estado.

A cultura da segurança do paciente vem sendo construída com investimentos, capacitações e articulações entre os diferentes níveis da rede de atenção à saúde.

O reconhecimento levou representantes do IBSP a visitarem João Pessoa para participar da Oficina "Segurança do Paciente: Gestão que transforma a Rede de Atenção à Saúde", promovida pela SES/PB e pela Agevisa/PB.

A visita teve como objetivo reforçar as estratégias locais e ampliar a atuação do movimento IBSP/Nordeste, iniciado na Paraíba por conta do desempenho expressivo do Estado na área.

Oficinas e articulações

A oficina realizada na capital paraibana reuniu profissionais da saúde, gestores e representantes de órgãos reguladores para discutir e alinhar práticas seguras nos serviços de saúde.

A fundadora e diretora de Novos Negócios do IBSP, a enfermeira Karina Pires, que é pós-graduada em Terapia Intensiva, elogiou o compromisso da gestão estadual com a segurança do paciente.

Em sua avaliação, a articulação entre a Secretaria de Saúde e a Agevisa/PB tem sido fundamental para disseminar a cultura da segurança em todos os níveis de atenção à saúde.

"O que vimos aqui foi uma busca constante por melhorias que garantam um atendimento mais seguro e de qualidade à população", destacou Karina.

O médico infectologista José R. C. Branco Filho, diretor executivo do IBSP, também participou da visita e reafirmou o reconhecimento ao empenho da gestão estadual. "A Paraíba tem tomado iniciativas muito importantes", afirmou.