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Bahia aposta em ensino integral com acolhimento

Com salas de acolhimento emocional, atividades esportivas, aulas de música e espaços voltados a estudantes neurodivergentes, o Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, em Salvador, é exemplo de como o ensino médio em tempo integral pode transformar a vida escolar na rede pública da Bahia. Inaugurada há três anos, a unidade foi a primeira da capital baiana a adotar o novo modelo integral do governo estadual, alinhado ao programa federal Escola em Tempo Integral.

Com estrutura moderna, a escola oferece piscina, quadra, laboratório, sala de fisioterapia e atendimento psicológico contínuo.

"Aqui os alunos têm voz, são protagonistas", afirma a diretora Liliane Fonseca. Na visita de jornalistas, foram os próprios estudantes que apresentaram as instalações e relataram suas vivências e rotina no espaço.

Protagonismo e permanência

Para o assessor da Secretaria da Educação da Bahia, Manoel Calazans, a ampliação da carga horária é apenas uma parte do desafio. "Não é só sala de aula. É preciso entender as singularidades de cada território", diz.

A Bahia possui hoje 20,9% dos alunos do ensino médio matriculados em tempo integral — abaixo da média nacional — mas já conta com 53,8% das escolas oferecendo essa modalidade.

Estudantes como Livy Vitória, de 16 anos, mostram como a experiência pode ser determinante. Aluna do curso técnico em Áudio e Vídeo, ela integra a agência de notícias do colégio e planeja prestar o Enem para cursar Design Gráfico ou Produção Audiovisual.

Parceria e apoio técnico

A expansão do modelo na Bahia é realizada com apoio técnico do Instituto Natura, que colabora com 21 estados. "A escola passou a suprir papéis que antes eram da família. Nosso apoio é garantir estrutura administrativa para que o foco pedagógico se mantenha", explica Iara Viana, gerente de Ensino Médio do instituto.

Segundo ela, o maior desafio identificado na Bahia foi a qualidade do ensino. O Ideb do estado em 2023 ficou em 3,7, abaixo da média nacional de 4,1. Com mais tempo na escola, é possível personalizar o ensino e recompor lacunas de aprendizagem.