O ministro da Educação, Camilo Santana, assina o contrato que autoriza o início das obras da segunda etapa de implantação do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica no Ceará. A solenidade será realizada às 9h, na Base Aérea de Fortaleza. A expansão da unidade foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2024.
Na mesma ocasião, também será assinado o termo que oficializa a entrega definitiva do imóvel cedido pela Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU/CE) para a expansão da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Praia de Iracema, em Fortaleza. O espaço abrigará a sede do Instituto de Ciências do Mar e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais, integrando a estrutura do campus avançado da UFC naquela região da capital cearense.
O evento contará com a participação do chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, tenente-brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; do reitor da UFC, Custódio Luís Silva de Almeida; e do diretor do núcleo do ITA em Fortaleza, coronel aviador Tony Gleydson Barbosa Costa.
As iniciativas fazem parte do conjunto de ações do Governo Federal voltadas à interiorização e descentralização da oferta de ensino superior público e gratuito, com foco em inovação, pesquisa científica e formação de recursos humanos para áreas estratégicas. A nova estrutura do ITA tem como meta formar engenheiros e pesquisadores capacitados para atuar em setores como defesa, aeronáutica, tecnologia e indústria de ponta.
A cessão do imóvel à UFC também representa um reforço ao plano de requalificação urbana.