Por:

BO por WhatsApp estreia no Piauí

O governador Rafael Fonteles lança hoje (30), às 7h, o BO Fácil, uma plataforma pioneira no Brasil que permite ao cidadão registrar boletins de ocorrência (BO), realizar denúncias anônimas e até acionar o número 190, tudo de forma rápida e prática, por meio do WhatsApp. A solenidade será realizada no Piauí Gov Tech, na rua Clodoaldo Freitas, no Centro de Teresina.

A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com o número oficial 0800 086 0190, o serviço utiliza inteligência artificial (IA) para coletar as informações essenciais da ocorrência, como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos relacionados. Em seguida, o próprio sistema gera um protocolo em PDF, que é enviado automaticamente ao cidadão, garantindo agilidade e segurança no registro.

Além da função de boletim de ocorrência, o BO Fácil também oferece duas outras modalidades de atendimento: atendimento 190, canal direto com o Centro Integrado de Comando de Controle (CICC), com possibilidade de envio de localização pelo WhatsApp para agilizar o socorro; e denúncia anônima, por onde o cidadão pode repassar informações de forma sigilosa, sem necessidade de identificação.

"Mais uma vez, o Piauí sai na frente. Somos o primeiro estado do Brasil a oferecer o registro de boletim de ocorrência via WhatsApp, de forma automatizada, simples e acessível para todos os piauienses. O BO Fácil é uma resposta concreta à necessidade de modernizar a segurança pública e aproximar o serviço da população. É segurança pública com tecnologia e com o olhar voltado para o cidadão", explica o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.