Por:

Protagonismo feminino cresce na Paraíba

A presença feminina no agronegócio conquista, a cada dia, mais protagonismo. No município de Livramento, no Cariri paraibano, onde é realizada a 6ª Festa da Cabra, as mulheres ocupam espaços nas propriedades rurais, atuando no manejo das criações, na ordenha e no cultivo de alimentos. Elas também têm destaque na programação do evento.

A programação da Festa da Cabra conta com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, que desenvolve o projeto "Encontro de Mulheres do Agro". A iniciativa promove debates, estimula a troca de experiências e reconhece a atuação das mulheres como protagonistas no campo.

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, destacou o compromisso da pasta com a valorização feminina no setor. "A ideia é possibilitar discussões de temas importantes para as mulheres no agro. É fortalecer essa luta e apoiá-las para que ocupem cada vez mais espaços de destaque em todas as áreas, como o agro", afirmou. Neste ano, o projeto trouxe uma abordagem inovadora: acompanhar de perto a vivência da mulher no campo, em sua rotina na propriedade e na exposição de animais. Em 2023, o projeto já havia inovado ao acampar nas baias durante o evento, acompanhando o trabalho das famílias no trato com os animais.

Segundo a assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles, a ideia é retratar a realidade diária das mulheres rurais. "Escolhemos a Valéria porque ela é uma líder, mãe, esposa e produtora rural. É protagonista no que faz. A intenção é mostrar o trabalho das famílias e, em especial, o da mulher antes da exposição — sua jornada, seu protagonismo na prática, nos espaços que conquistou e onde deve ter voz e poder de decisão."