O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), participou na última terça-feira (10), em Brasília, da apresentação do Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis nos Territórios da Cidadania da Região Nordeste (PAS Nordeste).
O evento foi realizado em formato de webinar com conexão também com a equipe em Maceió. O objetivo da iniciativa foi detalhar o funcionamento, as diretrizes e a proposta operacional do programa. Alagoas aderiu formalmente ao PAS Nordeste em dezembro de 2024, durante cerimônia realizada em Salvador (BA).
O programa vai atuar como integrador de políticas públicas de forma estratégica nos territórios contemplados para fortalecer a agricultura familiar a partir da assistência técnica e extensão rural, incentivando a produção e o consumo de alimentos saudáveis. No estado, serão 72 municípios contemplados, abrangendo 70% dos municípios alagoanos, que estará presente nos territórios do Agreste, Bacia Leiteira, Mata Alagoana, Litoral Norte, Alto e Médio Sertão. No cenário regional, Alagoas é o terceiro do Nordeste com maior cobertura do programa, de forma proporcional, ficando atrás apenas da Bahia e do Piauí. "É uma felicidade para o Governo de Alagoas participar e abraçar o PAS Nordeste como iniciativa inovadora, que proporciona um espaço de diálogo, de articulação com o Governo Federal e, principalmente, com a sociedade civil em prol do fortalecimento da agricultura familiar.
De fato, um programa divisor de águas e que chega em um momento oportuno para a produção, comercialização e consumo de alimentos saudáveis, melhorando a qualidade da alimentação do nosso povo", afirmou Ronaldo Targino, secretário executivo de Agricultura Familiar da Seagri, que esteve de forma presencial em Brasília.
Instituído pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o PAS Nordeste conta com a parceria do Governo Federal, por meio da Secretaria Geral da Presidência da República e dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; do Trabalho e Emprego; da Integração e Desenvolvimento Regional; e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.