A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou, no fim de maio, o Seminário Regional de Educação Profissional e Povos Indígenas, em Imperatriz (MA).
O evento foi promovido em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e integra o Projeto 013/19 BRA PNUD-FUNAI/PNGATI, fruto de cooperação entre a Funai e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O seminário teve como objetivo principal discutir e compartilhar experiências, reunir subsídios e orientar a criação de cursos de educação profissional voltados aos povos indígenas. A iniciativa também busca contribuir para a formulação de políticas públicas articuladas às demandas das comunidades, com foco na gestão dos territórios, sustentabilidade, valorização cultural e promoção do bem-viver indígena. O apoio ao deslocamento de professores dos IFs é feito pela Funai no âmbito do projeto.