Por:

MA: ação em prol da população LGBTQIA

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está desenvolvendo, durante toda esta semana, ações de saúde que possibilitam maior acesso da população LGBTQI ao Sistema Único de Saúde (SUS). A abertura da semana foi no feita o Centro Histórico de São Luís, e contou com a presença de profissionais de saúde, gestores e pessoas da sociedade civi.

A gestora da equidade da SES, Ana Luísa Borges, disse que é importante garantir a justiça social e o direito à saúde de todos, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária. "Ao reconhecer as diferenças e necessidade individuais e de grupos, o governador Carlos Brandão reafirma o compromisso de tornar o SUS um sistema mais eficaz e acessível para todos, contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população", justificou. A equidade no SUS é um processo contínuo de aprendizado e aprimoramento, que exige a participação de todos os atores envolvidos no sistema de saúde. A política de equidade no âmbito do SUS visa garantir que todos tenham acesso aos serviços de saúde, respeitando as diferenças e necessidades individuais e de grupos específicos, para que a saúde seja um direito social real para todos e qualificando os profissionais

As ações continuam até a próxima sexta-feira (30) com a realização da oficina "Gênero e sexualidade para técnicos e profissionais de saúde da SES"; oficina de "Qualificação sobre a saúde da Pop LGBTQI " para profissionais da UBS de São Luís (Centro de Saúde do Tibiri e Centro de Saúde de Santa Bárbara); Oficina sobre saúde e diversidade para o projeto "Pink Shirt Day Iema - 2025", ação anti-bullying e anti-cyberbullying nos Iemas Plenos e "Conversando entre nós sobre nós com a pop LGBTQI " do Sistema Prisional PSL II.