Por:

Bahia reduz em 90% casos de dengue e chikungunya

A Bahia apresenta um cenário positivo no combate às arboviroses em 2025. Dados atualizados apontam uma expressiva redução de mais de 90% nos casos prováveis de dengue e chikungunya, quando comparados ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram registrados 19.812 casos prováveis de dengue, contra 208.142 em 2024 — uma queda de 90,5%. No caso da chikungunya, o número caiu de 14.135 para 1.390 casos, o que representa uma redução de 90,2%.

Os dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) também revelam queda nos casos de Zika. Foram contabilizados 145 casos em 2025, contra 942 no ano anterior, uma diminuição de 84,6%.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, atribui os resultados à soma de esforços entre os governos federal, estadual e municipal. "O Governo do Estado está aberto ao diálogo e pronto para apoiar todos os municípios. No entanto, cada ente precisa fazer a sua parte. As prefeituras devem intensificar ações na atenção primária, garantir a limpeza urbana e mobilizar a sociedade", afirmou.

A Sesab já investiu cerca de R$ 20 milhões em ações de apoio direto aos municípios, incluindo a aquisição de veículos para aplicação de inseticidas (fumacê), kits para agentes de combate às endemias, medicamentos e outros insumos estratégicos.

Apesar da melhora nos indicadores, a coordenadora de Doenças de Transmissão Vetorial da Sesab, Sandra Oliveira, faz um alerta para que a população mantenha os cuidados preventivos. "Não podemos relaxar. É essencial eliminar criadouros, como vasos de plantas e recipientes com água parada, onde o Aedes aegypti se prolifera", destacou.

Ela também reforçou a importância de buscar atendimento médico ao surgirem sintomas como febre alta, dor no corpo, dor atrás dos olhos, mal-estar, manchas vermelhas e dor de cabeça. "Em 2025, realizamos um plano de ações com foco na capacitação de profissionais da saúde, especialmente no manejo clínico e controle vetorial, fortalecendo nossa capacidade de resposta", completou.

Além disso, o Governo da Bahia, em parceria com o Ministério da Saúde, lançou o Plano de Ação 2024/2025 para combater as arboviroses.