A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve o público-alvo ampliado e está liberada para todos os alagoanos a partir dos seis meses de vida. A ampliação atende orientação do Ministério da Saúde (MS), no sentido de assegurar a proteção de toda a população contra as cepas H1N1, H3N2 e B, que circulam no território brasileiro.
Para se vacinar, basta comparecer a um dos Postos de Vacinação fixo ou volante, indicados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) dos 102 municípios alagoanos.
No momento da vacinação, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação para o registro da dose do imunizante, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS), e não pode estar apresentando sintomas gripais.
Segundo a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, a enfermeira Rafaela Siqueira, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 90% do público-alvo.
"Com isso, iremos contribuir para impedir a disseminação do vírus da Influenza, que pode apresentar quadros graves, levando à necessidade de internação e, em muitos casos, evolução para o óbito principalmente nesses grupos", destaca a enfermeira. Por esta razão, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, apela à população alagoana a se vacinar contra a Influenza.
"As vacinas são gratuitas e seguras e vacinar-se representa um ato de amor a si mesmo e ao próximo, porque quando você se vacina, se protege e protege a família, amigos e a toda a sociedade", frisa o gestor da saúde estadual. Segundo a RNDS, até terça (20), 302.473 idosos, gestantes e crianças foram vacinados em Alagoas, o que representa 28,73% da meta de 731.040 pessoas nesses três grupos prioritários.