Por:

Agricultura em pauta no Rio Grande do Norte

Com foco na agricultura familiar, segurança alimentar e enfrentamento às mudanças climáticas, o Programa PAS Nordeste - Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis - foi lançado no Rio Grande do Norte.

O estado é o segundo do Nordeste a receber o programa, após a Bahia, reforçando a retomada da política de desenvolvimento territorial no Semiárido.

Durante a cerimônia, a governadora Fátima Bezerra destacou o compromisso com a inclusão produtiva: "Estamos reafirmando nosso pacto com a agricultura familiar por meio de programas estruturantes como o PAS, Gente do Campo e Mulher de Fibra".

A iniciativa do Consórcio Nordeste é executada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e conta com a parceria de ministérios federais e do Governo do RN. No estado, a Sedraf e a Emater-RN coordenam as ações nos dez territórios potiguares.

O PAS Nordeste contempla ações como implantação de quintais produtivos, avicultura caipira, feiras agroecológicas, centrais de distribuição da agricultura familiar, assistência técnica e mecanização agrícola.

Durante o lançamento, realizado na Escola de Governo, foram entregues 24 kits de mecanização de pequeno porte, que beneficiarão 220 famílias e 22 organizações da agricultura familiar. Os equipamentos, com investimento de R$ 420 mil, foram viabilizados em parceria com MDA, Sedraf e IFRN.

A secretária executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, destacou a retomada da articulação entre crédito, compras públicas e agroecologia. Já o secretário estadual Alexandre Lima afirmou que o programa se consolida como instrumento de governança local e desenvolvimento sustentável.