Por:

Bahia terá R$ 67 mi para educação

Com um investimento de R$ 67,3 milhões, os governos federal e da Bahia anunciaram, na segunda-feira (19), em Salvador, um conjunto de ações para fortalecer a educação científica nas escolas da rede pública.

O lançamento ocorreu na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

A principal iniciativa foi a sanção da Lei PopCiência Bahia, que cria uma política permanente de promoção e popularização da ciência, com foco nas juventudes. A lei estabelece diretrizes como letramento científico, interiorização do conhecimento e estímulo à participação de comunidades tradicionais, mulheres e pessoas com deficiência em atividades de pesquisa.

Também foi assinado o decreto que regulamenta o PopCiência Jovem, projeto que reúne ações coordenadas pelas secretarias estaduais de Educação (SEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Entre as atividades previstas estão eventos científicos em escolas, a criação da Rede Bahia Faz Ciência, o Selo Bahia Faz Ciência e a formação de professores.

Na mesma ocasião, foi autorizado o lançamento de edital para seleção de 400 professores que coordenarão clubes de ciências nas escolas estaduais.

A agenda inclui ainda a Trilha de Inovação, adaptação de uma metodologia do Parque Tecnológico da Bahia para as escolas, abordando desde introdução à ciência até incubação de ideias e formação empreendedora. A ação será coordenada pela Secti com apoio do INPI.

Outra frente é a implementação do Programa Mais Ciência na Escola, do CNPq, que beneficiará a Bahia com 180 laboratórios maker e mais de 1.800 bolsas para estudantes.