Por:

Bahia e o turismo de observação de pássaros

A Bahia tem chamado a atenção do mercado internacional especializado em birdwatching (observação de aves). Nesta semana, o estado recebeu oito operadores turísticos britânicos e norte-americanos, que participaram do famtour (viagem de familiarização) "Experience Brasil".

O evento foi realizado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As ações aconteceram em Boa Nova e Lençóis, municípios das zonas turísticas Caminhos do Sudoeste e Chapada Diamantina, respectivamente. A programação incluiu trilhas guiadas por áreas de rica biodiversidade, onde os participantes puderam observar espécies de aves endêmicas, além de vivenciar experiências culturais

"A Setur-BA tem sido uma grande parceira da Embratur em eventos internacionais.

A Bahia destaca-se pelo ecoturismo e birdwatching, com aves endêmicas que atraem especialistas do mundo todo", declarou o coordenador de segmentos turísticos da Embratur, Leonardo Persi.

Em Boa Nova, o grupo estrangeiro conheceu o projeto Lajedo dos Beija-Flores, uma das iniciativas selecionadas para representar o Brasil na Global BirdFair, considerada a maior feira mundial de observação de aves, que acontece em julho, no Reino Unido.

"Boa Nova abriga 460 espécies de aves, sendo o maior hotspot de observação da Bahia. Durante a alta temporada, entre setembro e março, quando aves migratórias passam por aqui, a procura cresce significativamente. Este ano, já recebemos 246 visitantes, e a expectativa é que esse número dobre", explicou a presidente do Lajedo, Ester Ramires.