Em mais um passo para fomentar o crescimento econômico e a geração de empregos, a Diretoria Colegiada da Sudene aprovou, nesta quarta-feira (7), novos 22 pleitos de incentivos fiscais. As empresas beneficiadas declararam um investimento de R$ 281,2 milhões em nove estados, vinculados a geração de 1.116 novos postos de trabalho.
"Os incentivos fiscais são um mecanismo estratégico para a atração e manutenção de empresas na nossa área de atuação, buscando reduzir desigualdades intrarregionais no processo de industrialização.
Esses incentivos atuam catalisadores de investimentos privados, compensando as desvantagens competitivas existentes e estimulando a instalação e expansão de empreendimentos", afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. O gestor acrescenta que essa atração de capital privado se traduz em geração de empregos, aumento da renda da população local, diversificação da economia e, consequentemente, na melhoria dos indicadores sociais.
Bahia e Maranhão despontaram como os estados com maior número de empresas atendidas, cinco cada. Empreendimentos dos estados de Ceará (1), Espírito Santo (3), Paraíba (2), Pernambuco (4), Piauí (1) e Rio Grande do Norte (1) também foram contemplados. O maior investimento registrado foi da Paraflu do Brasil Indústria de Produtos Químicos, localizada no município de Sooretama (ES), fabricante de fluidos de arrefecimento de radiadores.
A diversidade setorial das empresas agraciadas reflete o potencial multifacetado da região. Entre as 22 empresas beneficiadas, há representantes dos setores da indústria - alimentos (4), química (3), metalurgia (2), plásticos (2), calçados (1) e agro (1) -; infraestrutura (4).