Salvador recebe entre os dias 07 e 11 de maio o Brasil Nordeste - 1º Festival de Economia Popular e Solidária, evento que reúne feira de produtos da economia solidária, shows com artistas consagrados como Chico César, Otto e Del Feliz, além de oficinas, painéis e outras atividades.
O evento acontece no Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), com abertura oficial às 16h do dia 07, quando ocorre a mesa temática 'A economia popular solidária e o desenvolvimento do Nordeste', com a presença de autoridades.
São esperadas as presenças de governadores do Nordeste e ministros (as) de Estado para a discussão de temas relacionados a economia solidária e sustentabilidade. O festival será, ainda, palco para a construção da versão preliminar do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica.
A programação completa com painéis, oficinas, atividades culturais e shows musicais podem ser acessadas no site: www.ecosolnordeste.com.br.
A feira de economia solidária contará com aproximadamente 500 expositores dos nove estados no Nordeste. Serão comercializados alimentos diversos (chocolates, compotas, licores, etc.), peças artesanais decorativas e do vestuário, cosméticos, entre outros produtos.
A feira funcionará diariamente.
O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, avalia que o Festival será um marco ao reunir os nove estados da região.
"O evento irá fortalecer a Política Nacional de Economia Solidária, recentemente sancionada pelo presidente Lula. Estamos convictos da relevância do festival para apoiar os empreendimentos sustentáveis e a ideia de crescimento econômico baseado no compartilhamento de riqueza, saberes e no fortalecimento dos elementos locais. Faremos um grande encontro, com desdobramentos futuros, solidificando essa importante política pública", disse.
Transformação Ecológica
O festival será, também, palco para a construção da versão preliminar do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica, elaborado por representantes do Consórcio Nordeste, cujo documento será entregue ao ministro Fernando Haddad, durante a COP-30, novembro, em Belém (PA). A construção do plano seguirá com uma agenda de debates até a consolidação do documento final.
A realização do festival é do Consórcio Nordeste em parceria com o Governo da Bahia por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Desenvolvimento Econômico (SDE).
? 07/05 (quarta-feira)
Laiô (BA)
Chico César (PB)
? 08/05 (quinta-feira)
Rixô Elétrico (BA)
Pedro Pondé (BA)
? 09/05 (sexta-feira)
Juliana Linhares (RN)
Otto (PE)
? 10/05 (sábado)
Priscila (MA)
Del Feliz (BA)
? 11/05 (domingo)
Yayá Massemba (BA)
Clariana (BA)