A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em conjunto com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), o Telessaúde Sergipe e o Programa Saúde na Escola (PSE), e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizou, nesta terça-feira, 29, uma webpalestra para tratar sobre o alinhamento de diretrizes para a operacionalização da estratégia estadual de vacinação nas escolas públicas em 2025. A iniciativa tem como objetivo reforçar a atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes das redes municipais e estaduais de ensino em Sergipe.
De acordo com a gerente de Imunização da SES, Ilani Paulina, o público-alvo dessa ação estratégica inclui coordenadores de humanização, representantes do PSE nas áreas da Saúde e da Educação, além de diretores regionais de educação. "São pessoas que atuam diretamente na execução da estratégia de imunização, na atenção primária e no contexto do programa PSE", destaca.
A gerente explicou que o processo de vacinação nas escolas será contínuo. "A ação deve ocorrer durante todo o ano. Para que tenha êxito, é essencial a articulação entre saúde e educação. Precisamos agendar com as escolas, e a Educação deve fazer essa interlocução para que a vacinação seja integrada ao planejamento pedagógico e, assim, possamos alcançar nossa meta, que é vacinar as crianças", afirma.