Em um cenário no qual 62,4% das prefeituras do Nordeste não geram receitas suficientes para financiar sua estrutura administrativa e 58,8% ainda apresentam baixa capacidade de desenvolvimento, segundo indicadores do Índice Firjan de Gestão Fiscal de 2023, a qualificação de gestores públicos é fundamental para a melhoria das políticas públicas locais. Diante disso, o programa Gestão Municipal 2025, da Sudene, segue com inscrições abertas para administradores municipais que desejam usar a análise de dados para construir políticas públicas baseadas em evidências.
As inscrições são feitas online.
A iniciativa é realizada em parceria com o IBGE, por meio da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), vinculada ao instituto. O objetivo é capacitar gestores de 198 municípios estratégicos, considerados polos regionais, a aprimorar suas práticas de gestão pública utilizando dados estatísticos e ferramentas de planejamento.
Paulo Januzzi, coordenador-geral da ENCE, ressaltou a importância da formação: "Se a gente quer planejar, precisamos de informações de boa qualidade, com periodicidade e confiabilidade. A ENCE, junto com a Sudene, traz conceitos, técnicas e ferramentas que permitirão que gestores e técnicos municipais utilizem de maneira mais eficaz as informações produzidas pelo IBGE".Os 198 municípios selecionados são centros urbanos estratégicos nas Regiões Geográficas Imediatas e, como polos de influência, têm o potencial de induzir melhorias em cidades menores e zonas rurais, gerando um efeito multiplicador de boas práticas. O economista José Farias, coordenador da unidade responsável pelo programa, destacou que "esses municípios têm a capacidade de aglutinar e difundir as ações nos territórios".