Por:

Bahia celebra vinte anos do Agroamigo

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, celebrou na última sexta-feira (25), durante o Encontro de Administradores 2025 do Banco do Nordeste, os 20 anos do programa Agroamigo, destacando seu papel crucial no desenvolvimento rural e no combate à pobreza. O evento, realizado na Costa do Sauípe, Bahia, reuniu cerca de 600 executivos do banco para debater os desafios e oportunidades.

No painel "Agroamigo 20 Anos: Desafios e Oportunidades", o ministro Wellington Dias enfatizou a importância de investir no campo para evitar o êxodo rural e promover a modernização da agricultura. "Qual região tem mais famílias na zona rural? É o Nordeste. Se não cuidarmos agora, os jovens vão embora, como já aconteceu em outras regiões. Mas essa nova geração quer trabalhar. Ela quer usar agricultura computadorizada, inteligência artificial e equipamentos modernos", afirmou o ministro.

Dias também lembrou que quase três milhões de pessoas já foram beneficiadas com o Agroamigo. "Essas pessoas alcançaram uma renda melhor, o que trouxe melhorias para as famílias e oportunidades de estudo para os jovens. Esse é o caminho: produção no campo com tecnologia e foco, garantindo assistência adequada para o crédito e para o negócio", completou Dias.

O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, destacou a importância do Agroamigo, Crediamigo e Programa Acredita como os maiores programas de microcrédito do país e das Américas. "Este painel é muito importante para nós. Tendo em nossa carteira os dois maiores programas de microcrédito do país e das Américas, que são o Crediamigo e o Agroamigo, vamos poder celebrar um recorde", disse.