O estado do Piauí abriga 7.378 indígenas pertencentes a cinco etnias, distribuídas em sete municípios — com destaque para Piripiri e Lagoa de São Francisco, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em celebração à diversidade cultural dos povos originários, o Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes, localizado no centro de Teresina, espera um grande número de visitantes durante a 22ª Semana dos Povos Indígenas, com início hoje (15), cujo tema é "Povos indígenas: os guardiões da Terra". "É de fundamental importância celebrar nossa ancestralidade, honrando a cultura e a tradição dos povos originários, bem como suas incontestáveis contribuições para a formação da nação brasileira", afirma Dora Medeiros, diretora do museu, que convida a população a participar do evento.
Os povos originários exercem um papel crucial na história e na cultura do Piauí, com destaque especial para a agricultura familiar. Em abril deste ano, o estado tornou-se o primeiro do Brasil a executar o PAA Indígena (Programa de Aquisição de Alimentos) voltado aos povos indígenas, que compra a produção agrícola dessas comunidades e destina para as entidades que atendem famílias em situação de vulnerabilidade.
A valorização das comunidades indígenas também se reflete na educação. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) conta com a Diretoria de Educação Escolar Indígena e Quilombola, responsável por desenvolver estratégias específicas para a Educação Básica e a formação de profissionais que atuam nesses contextos.
Uma das principais conquistas foi a criação do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Oka Ka Inaminanoko, localizado no bairro Planalto Bela Vista, em Teresina.
A unidade escolar atende 120 estudantes das etnias Warao e Guajajara e foi planejada para preservar as memórias históricas dessas comunidades, além de estimular o protagonismo juvenil.
A gestora da escola, Aline Heira, destaca o impacto da iniciativa.
"O Governo do Estado tem oferecido uma escola de qualidade para nós, com currículo específico, alimentação adaptada às nossas necessidades e incentivo ao ensino técnico e ao empreendedorismo. É uma escola feita por nós e para nós."