O Governo do Estado de Pernambuco anunciou, na última segunda-feira (17), um investimento significativo de R$ 122,9 milhões para a aquisição de 2 mil câmeras de videomonitoramento, que serão distribuídas por toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) e em cidades de médio e grande porte do interior do Estado, como Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão.
A instalação dos novos equipamentos está prevista para começar em até 30 dias, dando início a uma importante etapa no fortalecimento da segurança pública estadual.
A oficialização do contrato aconteceu durante uma reunião de monitoramento do programa "Juntos pela Segurança", ocasião em que a atual governadora Raquel Lyra assinou o contrato para a implantação do novo sistema de videomonitoramento, orçado em R$ 122,9 milhões.
O projeto prevê a instalação de 2 mil câmeras digitais, que cobrirão não apenas todos os municípios da Região Metropolitana do Recife, mas também diversas cidades do Agreste e Sertão, incluindo Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Petrolina, Araripina e Cabrobó.
Em seu discurso, a governadora Raquel Lyra destacou a importância da união entre diferentes entidades para que o projeto se concretizasse. "Estamos aqui com representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, que lutaram tanto para que a gente pudesse chegar nesse momento. Foi uma grande discussão, passamos mais de um ano tratando com os órgãos de controle e chegamos em um momento em que entregamos um resultado efetivo para Pernambuco", afirmou.
O contrato foi firmado com a empresa Teltex Tecnologia e assinado no prédio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional.
Os novos equipamentos terão tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de placas de veículos, integrando-se aos centros de gerenciamento de segurança.
"O sistema de videomonitoramento, com câmeras dotadas de inteliência artificial e reconhecimento de placas, representa um avanço significativo na nossa capacidade de monitoramento e resposta rápida, possibilitando ações mais estratégicas e eficazes no combate à criminalidade", afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro de Carvalho.