Por:

BNDES e Consórcio Nordeste em acordo

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, presidente do Consórcio Nordeste (CNE), assinaram em Natal (RN), nesta quinta-feira, 12, um acordo de cooperação técnica para apoiar projetos e políticas públicas, incentivar o intercâmbio de informações e promover capacitações conjuntas.

Mercadante destacou que a parceria ajudará a impulsionar o desenvolvimento regional. "Investir no Nordeste é promover justiça e reduzir desigualdades. A atuação conjunta do BNDES com o Consórcio Nordeste aumentará a efetividade das ações nessa direção", afirmou.

O acordo prevê iniciativas voltadas para a preservação da caatinga e o desenvolvimento sustentável do semiárido; fortalecimento da agricultura familiar, ampliando produtividade, comercialização e acesso ao crédito; diversificação das fontes de financiamento e incentivo à inovação e infraestrutura; mitigação dos impactos climáticos e fortalecimento de políticas sociais.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância da caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, para o equilíbrio ambiental. "Esse bioma ficou invisibilizado e abandonado ao longo dos séculos. Com esse acordo, estamos garantindo financiamento para recuperar áreas degradadas e promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo. O BNDES tem demonstrado um olhar atento ao Nordeste", afirmou.

Nos últimos quatro anos, as aprovações do BNDES para o Nordeste cresceram 45%, de R$ 12 bilhões em 2020 para R$ 17,5 bilhões em 2023. Apesar da redução da participação da região no total de aprovações, o volume investido cresceu 96,7%.