O governo do Tocantins divulgou, na sexta-feira (14), o resultado final das Chamadas Públicas de Projetos nº 02/2024 e nº 03/2024, do projeto Conexões Transformadoras.A iniciativa , realizada em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Meio, destinará R$ 1,8 milhão para fortalecer cadeias produtivas em comunidades do Portal do Jalapão e das Serras Gerais.
Foram selecionadas quatro associações, beneficiando produtores de 59 municípios.
Cada uma das regiões receberá R$ 900 mil para projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social.
O governo participa da ação por meio do subprograma Produtos da Terra, vinculado à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics).
As iniciativas escolhidas abrangem setores como fruticultura, mandiocultura, apicultura e meliponicultura.
As chamadas públicas foram lançadas em outubro de 2024, com o objetivo de selecionar propostas de associações e cooperativas interessadas em ampliar a produção e comercialização de seus produtos.
Os projetos contemplam diagnóstico técnico, capacitações, assistência especializada, investimentos em infraestrutura e acesso a novos mercados.
Após a divulgação do resultado, os proponentes selecionados deverão detalhar seus planos de ação até 28/2. Em seguida, será assinado o Termo de Colaboração, formalizando a parceria. A execução dos projetos terá duração de 20 meses.
No Portal do Jalapão, foram selecionados os projetos "Rede Jalapão: estruturação regional das cadeias de valor do Buriti, Jatobá e Baru". Nas Serras Gerais, os projetos escolhidos foram "Transformação Socioeconômica e Sustentável na Cadeia Produtiva da Mandioca" e "Vitória Ecos".