Por:

Vendas no varejo da PB sobem 11,4%

O volume de vendas do varejo na Paraíba registrou a segunda maior taxa de crescimento do País em 2024, entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). O crescimento foi de 11,4% no Estado, enquanto a média nacional foi de 4,7%. O Amapá liderou com 15,5% de aumento.

Ao longo de 2024, a Paraíba obteve desempenhos notáveis: em três meses, alcançou as maiores taxas do País (fevereiro, junho e outubro), e em outros quatro meses, obteve a segunda maior taxa (maio, julho, agosto e setembro). O crescimento foi expressivo, com oito meses registrando aumento superior a dois dígitos: fevereiro, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. O auge foi em agosto (19,9%), seguido de outubro (19,1%) e julho (18%).

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, a Paraíba também figurou em segundo lugar no crescimento, com 11%, enquanto a média nacional foi de 4,1%.

O desempenho foi positivo em oito das onze atividades do varejo ampliado: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; veículos e motos, partes e peças; outros artigos de uso pessoal e doméstico; material de construção; supermercados e produtos alimentícios, bebidas e fumo; móveis e eletrodomésticos; tecidos, vestuário e calçados; e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

De acordo com Cristiano Santos, gerente da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, "a expansão em 2024 levou a série do índice a novos níveis recordes, o que não acontecia desde 2020".