Por:

Serviços na Bahia fecharam 2024 com expansão de 1,1%

Em dezembro de 2024, o volume de serviços na Bahia apresentou uma queda de 2,6% em relação ao mês anterior, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

O estado seguiu a tendência do índice nacional, que registrou um recuo de 0,5%, mantendo a retração observada no mês anterior, de 1,8%. Este foi o sexto mês consecutivo de queda no ano de 2024, refletindo a desaceleração do setor.

No acumulado de 2024, comparado ao ano de 2023, o setor de serviços avançou 1,1%. Entre as cinco principais atividades, duas apresentaram crescimento significativo. As atividades de "Serviços prestados às famílias" destacaram-se com uma variação positiva de 7,9%, enquanto "Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio" tiveram um aumento de 1,0%. Por outro lado, três atividades puxaram o volume de serviços para baixo: "Outros serviços" (-1,5%), "Serviços profissionais, administrativos e complementares" (-0,8%) e "Serviços de informação e comunicação" (-0,5%).

Na comparação com dezembro de 2023, o setor de serviços na Bahia registrou uma queda de 2,0%.

Três das cinco principais atividades apresentaram recuo. "Serviços profissionais, administrativos e complementares" teve uma retração expressiva de 11,4%, seguido de "Serviços de informação e comunicação" (-2,0%) e "Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio" (-0,8%). No entanto, duas atividades cresceram: "Serviços prestados às famílias" (8,9%) e "Outros serviços" (8,5%).

Ao analisar o quarto trimestre de 2024, comparado ao mesmo período de 2023, o setor de serviços avançou 1,2%. As atividades que apresentaram crescimento foram: "Serviços prestados às famílias" (7,9%), "Outros serviços" (6,4%) e "Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio" (5,7%). Já as atividades de "Serviços profissionais, administrativos e complementares" (-8,5%) e "Serviços de informação e comunicação" (-2,5%) apresentaram queda.

No que diz respeito ao turismo, as atividades turísticas na Bahia cresceram 8,4% em 2024, mantendo a taxa de crescimento registrada em novembro, que foi de 7,9%.

A Bahia foi um dos destaques, ocupando a terceira posição entre os 17 locais pesquisados pela Pesquisa Mensal de Serviços/IBGE, com um desempenho superior à média nacional, que registrou uma expansão de 3,5%. Em termos regionais, 11 dos 17 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo ao longo do ano.

Em dezembro de 2024, em relação ao mesmo mês de 2023, a Bahia acompanhou o crescimento observado na média nacional (9,5%) e teve um aumento de 13,3% no volume de serviços turísticos.