Por:

Ceará adota medidas contra mudanças climáticas

O Estado do Ceará aderiu ao programa AdaptaCidades, uma iniciativa do Governo Federal que visa fortalecer as políticas de adaptação e resiliência climática. A assinatura da manifestação de interesse foi realizada pela titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, na última quarta-feira (12), em Brasília, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas.

A cerimônia foi marcada pela presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que conduziu o painel "Acelerando a Adaptação dos Municípios Através da Iniciativa AdaptaCidades e do Programa Cidades Verdes Resilientes".

Marina Silva destacou a relevância do AdaptaCidades para o Brasil, afirmando que a iniciativa posicionará o país como líder no enfrentamento das mudanças climáticas. "Vamos passar da gestão do desastre para a gestão do risco", declarou. A ministra também enfatizou a importância dos gestores locais nesse processo, destacando que são nos municípios onde se enfrentam as consequências diretas das mudanças climáticas, como enchentes, seca e incêndios. "É ali que devemos fazer o debate para alimentar a formulação e a implementação das políticas públicas", afirmou.

Vilma Freire, por sua vez, enfatizou a importância da adesão do Ceará ao programa. "A crise climática exige uma ação coordenada entre diferentes esferas do poder, e a participação ativa dos municípios é essencial para promover soluções justas e eficazes. Garantir que nossas comunidades, especialmente as mais vulneráveis, possam enfrentar as mudanças climáticas de forma equitativa e sustentável é nossa prioridade", afirmou a titular da Sema.

A cerimônia contou também com a presença de importantes autoridades, como o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; o secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano; o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Edvaldo Nogueira; a deputada federal Tabata Amaral e a diretora executiva da subsecretária-geral das Nações Unidas, Anacláudia Rossbach.

A iniciativa AdaptaCidades foi instituída pela Portaria GM/MMA Nº 1.256 e integra o Programa Cidades Verdes Resilientes, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e Cidades. A adesão ao programa proporciona apoio do Governo Federal aos municípios, consórcios intermunicipais e estados, por meio de capacitações técnicas.

Dentre as ações do AdaptaCidades estão treinamentos para o planejamento de adaptação às mudanças climáticas, fornecimento de informações sobre riscos climáticos regionais e orientações metodológicas para a construção de planos de adaptação. Além disso, serão oferecidos suportes na elaboração desses planos e capacitação para fortalecer a governança multinível.