Por:

Vendas de motocicletas em Alagoas crescem 27,9%

As vendas de motocicletas novas em Alagoas registraram um aumento significativo de 27,9% em 2024, em comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.

No total, foram comercializadas 44.510 unidades no estado no ano passado, representando 63,6% do total de veículos vendidos no período - incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e implementos agrícolas.

O bom desempenho do setor também se refletiu no primeiro mês de 2024. Em janeiro, foram vendidas 3.820 motocicletas, um crescimento de 16,1% em relação ao mesmo período de 2023. Esse volume corresponde a 64,1% do total de veículos comercializados no estado, que somaram 5.915 unidades no mês.

De acordo com Luiz Pires, presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos, o crescimento expressivo do mercado de motocicletas está diretamente ligado ao Programa Correria, iniciativa do Governo do Estado que concede isenção fiscal para motos de até 175 cilindradas.

"O Programa Correria buscou alcançar uma camada expressiva da sociedade que estava à margem de alguns processos. Com isso, ele viabilizou a possibilidade de essas pessoas trabalharem", destacou Pires.

Lançado em janeiro de 2023, o Programa Correria alterou a Lei Estadual Nº 6.555, de 30 de dezembro de 2004, e trouxe benefícios imediatos para proprietários de motocicletas de fabricação nacional com até 175cc.

No caso de veículos novos, a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é concedida de forma automática.

Já para veículos usados, é necessário que o proprietário entre em contato com a assistente virtual da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), Nise, para regularizar a situação.

Além disso, motoristas que atuam como condutores de aplicativos também podem se beneficiar da isenção, desde que realizem um credenciamento junto à Sefaz-AL.

O Programa Correria tem sido um dos principais responsáveis pelo aquecimento do mercado automotivo em Alagoas, especialmente no segmento de motocicletas, que se tornou acessível para uma parcela maior da população.